Atividades da R.E.D.E.

As atividades da R.E.D.E. são desenvolvidas pelos seus Membros Associados, individual ou coletivamente, com total autonomia.

Os Membros Associados da R.E.D.E. são fortemente encorajados a articular-se entre si em torno de projetos, interesses ou recursos comuns.

As atividades podem ser remuneradas, ou não. Caso sejam remuneradas, o(s) associado(s) repassam à R.E.D.E. uma parcela da remuneração recebida, definida por ele(s) próprio(s), a partir do seu julgamento quanto à relevância do papel da R.E.D.E. nestas atividades.

No caso específico de atividades conveniadas ou contratadas pelo poder público ou por instituições de fomento, a R.E.D.E. pode tomar parte por meio de sua pessoa jurídica legalmente constituída (uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, de cunho social e finalidade pública, nos termos da lei 9.790 de 23/mar/1999 regulamentada pelo decreto 3.100 de 30/jun/1999, que versa sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP). Para as demais atividades, a formalização fica a cargo dos Membros Associados e/ou das Comunidades.

Anualmente, os Membros Associados e as Comunidades repassam à R.E.D.E. um relatório das atividades realizadas em nome da R.E.D.E. (remuneradas ou não) para a composição do balanço geral anual de atividades da R.E.D.E..